DORES DO INDAIÁ
21º MIN     33º MAX

Junho com arte em Dores do Indaiá

Neste mês, de 15 a 30, acontecerão dois projetos culturais em Dores do Indaiá: o Sapere Aude e o Artesania Nômade

Postado em: 03 de junho de 2015

Artesania: Acontecerão oficinas, exposição fotográfica, espetáculos e intervenções artísticas / Foto: Sueli Santos

Neste mês, de 15 a 30, acontecerão dois projetos culturais em Dores do Indaiá: o Sapere Aude e o Artesania Nômade. Ambos contam com o patrocínio da ArcelorMittal BioFlorestas – Programa BioFlorestas em Cena, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e com o apoio da Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá, através das Secretarias de Cultura e de Educação.

Sapere Aude – De acordo com a empreendedora do projeto, a jornalista e coach Ana Lúcia Lopes, “o nome do projeto tem origem na expressão em latim "sapere aude", a qual tem em sua essência o significado: não tenha medo de aprender". Baseando-se neste entendimento - o aprender - surgiu o projeto com o objetivo de desenvolver a arte teatral no interior de Minas Gerais, precisamente na região centro-oeste, com foco em cinco cidades: Abaeté, Bom Despacho, Dores do Indaiá, Martinho Campos e Quartel Geral.

Para valorizar e desenvolver a cultura e os grupos teatrais do interior surgiu o projeto Sapere Aude, havendo uma coordenação geral e contando com a produção local de cada cidade.

O Sapere Aude amadureceu a partir dos diálogos e trocas de experiências dos grupos de estudos de teatro que há nas cinco cidades mineiras envolvidas – Abaeté, Bom Despacho, Dores do Indaiá, Martinho Campos e Quartel Geral. Desde o ano 2011 esses grupos têm realizado encontros, intervenções artísticas e apresentações em suas cidades e interagido entre si.

Sapere: Ação do “Sapere Aude” em Martinho Campos, em maio. Apresentação do espetáculo “A Roda” com o Grupo Maria Cutia. Foto: Ana Lúcia Lopes

A área artístico-cultural do projeto é artes cênicas (teatro) e tem como ponto principal a realização de oficinas de teatro para o desenvolvimento e continuidade dos trabalhos no interior do estado, com produções locais.

Mara Barroso, produtora cultural do projeto, afirmou que está muito feliz com esta ação do Sapere Aude em Dores do Indaiá. Ela acredita ser uma especial possibilidade para levar estudos e conhecimentos aos participantes. “Através das ações da arte e encontros dos grupos de estudos de teatro estou me especializando e amadurecendo como produtora e gestora cultural, podendo visualizar novas possibilidades profissionais através da arte”, acrescentou Mara Barroso.

“Através do projeto Sapere Aude será possível solidificar a arte pelo interior e permanecer com o diálogo que existe entre as cinco cidades envolvidas, pois todo o projeto está acontecendo através de muita dedicação, parcerias, colaborações, ações em equipe e compartilhamentos de experiências entre os amigos que estão envolvidos no projeto. Os resultados esperados são profissionalizações dos grupos locais, capacitação para produções e o crescimento, bem como o desenvolvimento da arte. A presença dos grupos de teatros profissionais, as oficinas e os aprendizados que serão adquiridos contribuirão de forma significativa para o desenvolvimento da arte com jovens e adultos em nossa região”, acrescentou Ana Lúcia Lopes.

Artesania Nômade - Dando sequência às ações continuadas do Teatro Terceira Margem pelo centro-oeste mineiro; através do Programa BioFlorestas em Cena; as quais estão completando  cinco anos em 2015, o projeto Artesania Nômade também estará durante o mês de junho em Dores do Indaiá.

“A agenda do projeto em Dores do Indaiá contará com oficinas de sensibilização de teatro e circo, exposições fotográficas itinerantes, apresentações e intervenções artísticas, encontros teóricos, acompanhamentos e encontros dos grupos de estudos de teatros existentes na cidade e região sobre gestão cultural e rede comunitária de cultura, além de buscar outras ações para fortalecimento dos laços e aprofundar as experiências com os grupos presentes”, afirmou Cristiano Pena, do Teatro Terceira Margem e coordenador do projeto.

“As ações do Artesania Nômade no centro-oeste mineiro neste ano são especiais, pois é o ano que estamos concluindo as ações pela região”, acrescentou Pena.

As ações dos dois projetos irão até setembro, um mês em cada cidade. Após Dores do Indaiá o projeto irá,  na sequência, para Bom Despacho, Quartel Geral e Abaeté.

Agenda de Dores do Indaiá – Sapere Aude e Artesania Nômade:

15/junho:

15h – Casa da Congada -  Oficina Sensibilização Teatro e Circo com Teatro Terceira Margem
18h – Casa da Congada - Oficina de Teatro com Cia. Faminta (BH)

16/junho:

10h - Escola Municipal Mestre Tonico - Apresentação Artística Giramundi - Tal Cia de Teatro
15h – Escola Municipal irmã Luiza de Marilac - Apresentação Artística Giramundi - Tal Cia de Teatro
18h – Casa da Congada  - Oficina de Teatro com Cia. Faminta (BH)

17/junho:

15h – Casa da Congada - Oficina Sensibilização Teatro e Circo com Teatro Terceira Margem
18h – Casa da Congada - Oficina de Teatro com Cia. Faminta (BH)

18/junho:

15h – Escola Municipal Benjamim Guimarães - Apresentação Artística - Circo Olímpico
18h – Casa da Congada - Oficina de Teatro com Cia. Faminta (BH)
20h – Feirinha na Praça da Matriz - Apresentação Artística Circo Olímpico

19/junho:

15h – Casa da Congada -  Oficina Sensibilização Teatro e Circo com Teatro Terceira Margem
18h  – Casa da Congada -  Oficina de Teatro com Cia. Faminta (BH)

20/junho:

14h - Balaio das Artes - Bairro São José (antiga Creche Menino Jesus)
Encontro de Rede com Sula Mavrudis (Roda de Conversa) e cortejo cênico com a Fanfalhaça
20h – Pátio da Prefeitura (Próximo à Igreja do Rosário)
- Exposição Fotográfica
- Exibição do filme “Entre Cenas”
- Apresentação do Espetáculo “Alice, quem és tu?” – com Cia. Faminta (BH)

21/junho

10h – Feirinha de Domingo (Próximo à Igreja Matriz)
- Intervenções artísticas com Sapere Arte e Grupos convidados
- Exposição Fotográfica

24 a 30 – Das 18h às 21h – Casa da Congada
Oficinas de Montagem Teatral com Teatro Terceira Margem

Todas as atividades são gratuitas!

Patrocínio: ArcelorMittal BioFlorestas – Programa BioFlorestas em Cena
Incentivo: Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais
Parcerias: Fundação AcerlorMittal e Prefeitura de Dores do Indaiá e Secretarias Municipais de Dores do Indaiá – Cultura e Educação
Realização: Sapere Aude, Teatro Terceira Margem e Associação Bela Cena.

Mais informações:

www.centrooesteemcena.blogspot.com.br
www.idearioarte.blogspot.com.br

Inscrições para oficinas: Mara Barroso: (37) 9804-3084 / Giselle Ude: 9949-3900

Anuncie Aqui

Curta nossa fanpage no Facebook! Siga-nos no Twitter Siga-nos no Instagram

Copyright 2006 - 2017 - Todos os direitos reservados

CURTA A FANPAGE DO PORTAL DERIKS.NET

VISITANTE Nº: 1.334.068