DORES DO INDAIÁ
21º MIN     33º MAX

Restauração da Antiga Estação Ferroviária.

A Prefeitura Municipal, através do Departamento Municipal de Cultura, conseguiu junto ao Fundo Estadual de Cultura recursos para dar início à restauração da Antiga Estação Ferroviária.

Postado em: 08 de janeiro de 2016

A Prefeitura Municipal, através do Departamento Municipal de Cultura, conseguiu junto ao Fundo Estadual de Cultura  recursos no valor de R$70.000,00 para dar início à revitalização (restauro) da Antiga Estação Ferroviária.

 Esclarecimentos pertinentes com relação à liberação do recurso. A verba de R$70.000,00 foi conseguida através do Fundo Estadual de Cultura através do edital FEC/2015 e os recursos tem que ser aplicados de acordo com o previsto no convenio. Temos que seguir a risca ao projeto que foi apresentado junto ao Fundo Estadual de Cultura. Como o prédio da Estação Ferroviária também é tombado a nível municipal, sua revitalização e restauro da oportunidade ao município de aumentar a pontuação junto ao IEPHA e com isso, temos a possibilidade obter mais recursos do ICMS CULTURAL para aplicação na proteção de nosso patrimônio. Somos sabedores que temos ações e empreendimentos que devem ser priorizados. Cuidar do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de nossa terra também é uma ação que não pode ser colocada de lado. As gerações presentes e futuras tem o direito a ter o acesso e contato com bens históricos e culturais que muito influenciaram na historia de nossa cidade. O restauro e a revitalização do prédio vai torna-lo funcional, ou seja, nele vai funcionar a Biblioteca Municipal Emilio Moura, que hoje não tem prédio fixo e a Prefeitura tem que pagar aluguel. Haverá a redução de gastos com alugueis que poderão ser utilizados em outras ações como você sugeriu e, também começaremos a montar no prédio uma estrutura de museu, começando com a preservação da Memória Congadeira, uma vez que a Festa do Rosário é um bem tombado como Patrimônio Imaterial pelo Município e já faz presente na historia de nossa cidade.
Há 184 anos, surgiu antes da emancipação politica administrativa da cidade, ou seja, a Festa é mais velha que o município, surgindo em, 1832, com muitos negros ainda cativos na senzala. A cultura é a mola propulsora para qualquer desenvolvimento.É bom sempre destacar que tudo o que temos conseguido não teria sido possível sem apoio irrestrito do nosso prefeito Ronaldinho.E é bom também mencionar com toda a dificuldade que atravessa nosso país, a Administração Municipal, já está começando as obras do Pro-infância e revitalizando a "Praça da Sapolândia" e várias ruas já foram e outras continuam sendo asfaltadas. 
Evamir Souza-Chefe do Departamento Municipal de Cultura.

Você que possui fotos nítidas dos detalhes da fachada do antigo prédio, gostaríamos que nos ajudasse, enviando uma cópia para o nosso e-mail :comunicacao@doresdoindaia.mg.gov.br , esouza_rh@yahoo.com.br 
ou para o endereço Praça do Rosário 268-dores do Indaiá-MG.CEP 35610.000

Fonte:Prefeitura Municipal

Anuncie Aqui

Curta nossa fanpage no Facebook! Siga-nos no Twitter Siga-nos no Instagram

Copyright 2006 - 2017 - Todos os direitos reservados

CURTA A FANPAGE DO PORTAL DERIKS.NET

VISITANTE Nº: 1.334.077