DORES DO INDAIÁ
21º MIN     33º MAX

Kit Kabana Itinerante Movimenta Dores Do Indaiá

No ano em que o mundo celebra os 400 anos da morte de William Shakespeare, o Grupo Teatro Kabana realiza uma série de ações com foco na obra do autor inglês.

Postado em: 01 de dezembro de 2016

No ano em que o mundo celebra os 400 anos da morte de William Shakespeare, o Grupo Teatro Kabana realiza uma série de ações com foco na obra do autor inglês.

O grupo trabalha na formação teatral em nossa região desde 2013 e, em março de 2016, dando início a mais uma etapa de oficinas, o Grupo Kabana assumiu o desafio de montar dois clássicos de Shakespeare com moradores de pequenas localidades do centro-oeste mineiro.

Os jovens atores de Buriti Grande, distrito de Martinho Campos, e Engenho do Ribeiro, distrito de Bom Despacho, não hesitaram e assumiram logo o desafio de interpretar duas grandes obras do maior escritor de todos os tempos.

“Romeu e Julieta – Do Mandacaru ao Buriti” – com a Trupe Teatro Buriti (de Buriti Grande) apresentado na sexta-feira 11 de novembro, é uma adaptação que traz como instrumento/elemento principal a sonoridade do pandeiro, em que os ritmos brasileiros conduzem as cenas de uma narrativa que passa pela cultura popular do Nordeste Brasileiro e pela mineiridade expressada nas obras de Guimarães Rosa em suas veredas de buritis.

O espetáculo é rico em detalhes: as cores, o figurino, a iluminação, e o cenário encantam e enchem os olhos dos espectadores que observam curiosos e atentos às cenas.

“A Megera Domada”, apresentado no sábado 12 de novembro pelo grupo Engenhos do Teatro  (de Engenho do Ribeiro), é uma comédia e, para essa montagem, a livre adaptação da linguagem aproximou os versos de Shakespeare ao cordel brasileiro. O material escolhido para a confecção dos bonecos não poderia ser mais brasileiro - a cabaça - objeto cheio de significado, com múltiplos usos e sentidos. Através da batalha entre Catarina e Petrúquio, Shakespeare satiriza a machista sociedade renascentista.

Mauro Xavier é responsável pela direção dos dois trabalhos, Nélida Prado pela dramaturgia, Rosângela Medeiros pela confecção dos figurinos e Tião Vieira pela oficina de confecção de bonecos. 

Além dos espetáculos, a programação na cidade contou também com várias sessões de cinema, onde alunos das escolas públicas compareceram para assistir a filmes que abordam o universo shakespeariano.

O “Kit Kabana Itinerante – Encontros com Shakespeare” já foi apresentado em Bom Despacho, de 22 a 25 de Setembro, em Martinho Campos, de 6 a 9 de Outubro, em Abaeté de 20 a 23 de Outubro, em Quartel Geral, de 27 a 30 de Outubro e em Dores do Indaiá de 10 a 13 de Novembro.

As ações integram o Programa BioFlorestas em Cena, uma iniciativa da ArcelorMittal BioFlorestas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Texto: Talisson Kilmer

Anuncie Aqui

Curta nossa fanpage no Facebook! Siga-nos no Twitter Siga-nos no Instagram

Copyright 2006 - 2017 - Todos os direitos reservados

CURTA A FANPAGE DO PORTAL DERIKS.NET

VISITANTE Nº: 1.334.048