NOTÍCIAS

Centro-Oeste de Minas tem 13 municípios sem registros de mortes por Covid-19 em julho

Entre as cidades, segundo levantamento do Estado, estão Dores do Indaiá, Moema, Serra da Saudade e Pains. A pasta também divulgou as cidades sem registros de óbitos nos últimos 14 e 7 dias

11 de agosto de 2021


Um levantamento feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) apontou que 279 municípios mineiros fecharam o mês de julho sem nenhum registro de morte pela Covid-19. Do total, 13 são do Centro-Oeste, segundo análise do G1. Os dados foram divulgados na última sexta-feira (6).

As cidades da região que não tiveram registros de mortes pela Covid-19, em julho, foram: Cedro do Abaeté, Conceição do Para, Córrego Danta, Córrego Fundo, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Leandro Ferreira, Moema, Onça de Pitangui, Pains, Pedra do Indaiá, Quartel Geral e Serra da Saudade.

A SES também divulgou lista dos municípios que não registraram mortes pela doença nos últimos 7 e 14 dias. Confira as cidades na tabela abaixo.

Os dados da SES podem divergir dos dados dos municípios, pois há uma demora natural dos envios de notificações para o Estado e apuração dos mesmos.

Queda na mortalidade por Covid em municípios mostra eficácia da vacina nem MG, diz Secretário estadual de saúde de MG — Foto: Lucas Franco/ TV Globo
Queda na mortalidade por Covid em municípios mostra eficácia da vacina nem MG, diz Secretário estadual de saúde de MG — Foto: Lucas Franco/ TV Globo

Levantamento feito pela SES-MG

Este é o terceiro levantamento divulgado no período da pandemia pela SES-MG. A pasta também mostrou as cidades sem óbitos no período de 7 e 14 dias.

Os dados analisados referentes a julho são dos dias 1º até 27 de julho. As informações que dizem respeito a 14 dias são do período de 10 de julho ao dia 23. Já os dados referentes a sete dias são dos dias 24 até o dia 30 de julho.

Lista de Municípios não apresentaram nenhuma morte

Julho 14 dias 7 dias
Cedro do Abaeté Araújos Araújos
Conceição do Pará Carmo do Cajuru Arcos
Córrego Danta Cedro do Abaeté Candeias
Córrego Fundo Córrego Danta Carmo da Mata
Dores do Indaiá Córrego Fundo Carmo do Cajuru
Estrela do Indaiá Dores do Indaiá Cedro do Abaeté
Leandro Ferreira Estrela do Indaiá Córrego Fundo
Moema Iguatama Córrego Danta
Onça de Pitangui Japaraíba Dores do Indaiá
Pains Leandro Ferreira Estrela do Indaiá
Pedra do Indaiá Martinho Campos Leandro Ferreira
Quartel Geral Moema Moema
Serra da Saudade Onça de Pitangui Onça de Pintagui
- Pains Pains
- Pedra do Indaiá Pedra do Indaiá
- Perdigão Quartel Geral
- Quartel Geral Cláudio
- São Francisco de Paula Conceição do Pará
- São Gonçalo do Pará São Sebastião do Oeste
  São Roque de Minas São Roque de Minas
- Serra da Saudade Serra da Saudade

Fonte: SES/MG

A queda consistente da taxa de óbitos no Centro-Oeste representa 41,5% das cidades da região.

As informações foram apresentadas pelo secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, em coletiva à imprensa nesta semana.

"Ainda que este seja um resultado parcial, com possibilidade de atualização, o dado nos mostra há tendência de queda no número de óbitos no estado como um todo”, afirmou.

Expansão da imunização

 

A expansão da imunização é o principal fator na queda dos óbitos, segundo a SES-MG, e isso reflete também em queda na procura por leitos.

Até o momento, Minas Gerais já recebeu mais de 18 milhões de doses de vacina contra Covid-19, do Ministério da Saúde (MS), um total de 17.068.568 de doses já foram enviadas aos municípios mineiros.

“Alcançamos também uma marca importante no estado, que é a de mais de 10 milhões de primeiras doses aplicadas. Além disso, superamos o número apresentado na coletiva anterior, de aproximadamente 232 mil aplicações diárias de vacina. Atualmente, alcançamos a média de 244.510 aplicações diárias, mostrando uma clara aceleração na aplicação de vacinas no estado”, disse o secretário Estadual de Saúde.

Fonte: G1 - Centro-Oeste - MG